terça-feira, 28 de abril de 2009

ZeiTUGAist

O que é o ZeiTUGAist?

A ideia nasceu depois de ter visto os documentários Zeitgeist e Zeitgeist: Addendum. Zeitgeist é um termo alemão que significa "espírito de época ou espírito do tempo", em suma, "o conjunto do clima intelectual e cultural do mundo, numa certa época, ou as características genéricas de um determinado período de tempo." (http://pt.wikipedia.org/wiki/Zeitgeist)

O primeiro documentário aborda temáticas sensíveis como a Religião Católica e os atentados de 11 de Setembro de 2001 e como estes estarão a ser usados como instrumentos de controlo social por parte de uma elite poderosa, tendo em vista a criação de uma Nova Ordem Global.
Na segunda parte, Zeitgeist: Addendum, é abordado o sistema monetário, o modo como o dinheiro é criado e como este sistema mantém aprisionados Governos, entidades e, principalmente, as pessoas, mantendo-as sob um novo género de escravatura, onde os escravos têm que suportar o próprio sustento e abrigo. Nesta segunda parte é ainda apresentado o Projecto Vénus, um projecto para uma nova sociedade, onde o sistema monetário e politico actual é eliminado. Baseia-se na criação e aplicação de tecnologia para resposta às necessidades sociais, promovendo a educação e procurando erradicar a pobreza e a criminalidade e corrupção, associados ao actual sistema monetário. E acima de tudo, sendo sustentável e respeitadora do ambiente e do planeta.

E qual é o Espírito da Época em Portugal? Existirão no nosso país instrumentos de controlo social? E quais serão? Poderá haver um Projecto Vénus português, com a transformação da nossa sociedade numa nova sociedade, sustentável, justa, tecnologicamente avançada?

Neste blog vamos tentar analisar a realidade social portuguesa e propôr medidas que possam, se não substituir, pelo menos melhorar a sociedade actual (o Projecto Vénus Português, ou qualquer outro nome que se queira dar). Digo "vamos" porque não detenho a verdade e conhecimento absolutos, e por isso conto com todos os contributos positivos para esta tarefa. Agradeço todos as propostas e criticas, desde que baseados em factos, sejam construtivos e sejam realizáveis. Dispensam-se comentários destrutivos ou meros insultos que, infelizmente, são muito comuns em sites, blogs e fóruns que debatem temas tão sensíveis.

Basta viver o dia-a-dia para constatarmos que estamos no caminho errado e que, em vez de evolução, caminhamos para a aniquilação. Acredito que é possível mudar, e que, mais que isso, é necessário mudar. E, respeitando as diferenças, mas tendo por base as semelhanças, de ideias, necessidades e objectivos, poderemos de facto evoluir e viver em vez de definhar e sobreviver.

Obrigado a todos

Manuel

1 comentário:

  1. Olás.

    Lá dei com isto.
    Venho apenas transmitir um sentido "welcome" e desejar boa saúde editorial ao blog. :)

    Abraço pah.

    ResponderEliminar